terça-feira, 5 de outubro de 2010

A expressão musical para crianças de pré-escola

Você já observou que, na maioria das escolas infantis, a expressão musical é utilizada apenas nas atividades recreativas ou nas festas comemorativas? Para mudar esse quadro, a autora fundamenta a educação musical na pré-escola a partir de uma perspectiva construtivista e sugere formas de trabalhar o repertório e os diferentes estilos musicais com as classes de educação infantil.

"A música deve ser considerada uma verdadeira 'linguagem de expressão', parte integrante da formação global da criança. Deverá ela estar colaborando no desenvolvimento dos processos de aquisição do conhecimento, sensibilidade, criatividade, sociabilidade e gosto artístico. Caso contrário, perder-se-á na forma de simples atividade mecânica, com a mera reprodução de cantos, sem a interação da criança com o verdadeiro momento de criação musical."
"Sendo a Escola a instituição responsável pela formação cultural da criança, cabe a ela também proporcionar esse conhecimento, não só da música popular como também das músicas folclórica, clássica e erudita."
"A criança de Pré-Escola ainda não tem capacidade de concentrar-se para ouvir música - isto é inerente a sua faixa etária. É aconselhável, então, que a música lhe seja apresentada por meio de estórias, dramatizações, jogos e brincadeiras, que motivem a participação."
Leda Maria Giuffrida Silva
Postado por Daiane Pimenta

Nenhum comentário:

Postar um comentário